Palestrantes Confirmados

Anthony Biglan, PhD
Cientista sênior do Instituto de Pesquisa Oregon. Sua pesquisa ao longo dos últimos 30 anos tem ajudado a identificar intervenções eficazes sobre família, escola e comunidade para prevenir os problemas mais comuns e dispendiosos da infância e adolescência.
Dr. Biglan é ex-presidente da Society for Prevention Research. Ele era um membro do comitê do Instituto de Medicina de Prevenção, que divulgou seu relatório em 2009 documentando numerosas intervenções preventivas baseadas em evidências que podem prevenir vários problemas. Sua recente revisão de intervenções preventivas concluiu que diversos, e problemas psicológicos, de saúde e de comportamento podem ser prevenidos através da promoção de famílias, escolas e comunidades acolhedoras.
O livro do Dr. Biglan livro, The Nurture Effect: Como a ciência do comportamento humano pode melhorar as nossas vidas e nosso mundo (New Harbinger Publications) descreve o progresso que a ciência comportamental tem feito nos últimos cinquenta anos em melhorar o bem-estar humano.
Dr. Edgard Pacheco Lusa

Presidente da Associação Latino Americana de Análise e Modificação de Comportamento e Terapia Cognitivo-Comportamental e Professor da Universidad Andina del Cusco, no Peru.

Conferencia: Condicionamientos tempranos: Padres ausentes y niños con desorden o estabilidad emocional
Mini-curso: Tratamiento conductual para el autocontrol de niños y adolescentes

Francisco Rodríguez

Psicólogo, Psicopedagogo, Técnico em Análise e Modificação do Comportamento, Psicoterapeuta de Adultos, Mestre em Psicobiologia e Neurociência Cognitiva e Mestre em Terapias Psicológicas de Terceira Geração. É docente de pós-graduação em cursos de Terapia Cognitivo Comportamental da Sociedade Uruguaia de Análise e Modificação do Comportamento e na pós-graduação em Psicologia Clínica Cognitiva da Universidade Católica do Uruguai, onde é também supervisor e tutor. Coordena e ministra aulas em um curso próprio de “Treinamento de habilidades terapêuticas e estratégias de intervenção em Psicologia Clínica” voltado a capacitar terapeutas e psicólogos clínicos. Conta com ampla formação e experiência clínica e em docência em nível de pós-graduação. Participou de múltiplos congressos nacionais e internacionais. Trabalha como Psicólogo Clínico, integrando os procedimentos mais atuais, tais como as Terapias de Terceira Geração e as estratégias clínicas para a promoção do bem-estar e da felicidade humana.

Palestra: Las Habilidades del Terapeuta para las Terapias Conductuales de Tercera Generación

Dr. José Anicama Gómez
Professor Titular da Facultad de Psicología UNFV Universidad Nacional Federico Villarreal, em Lima, Peru. Profesor Titular da Escuela de Psicología, Facultad de Humanidades de la Universidad Autónoma del Perú. Profesor convidado de Pos-graduação das Universidades César Vallejo de Trujillo y de la sede de Chiclayo; de la Universidad Señor de Sipán de Chiclayo y de la Universidad San Cristóbal de Huamanga, Ayacucho. É um dos pioneiros da Análise do Comportamento no Chile (http://www.redalyc.org/pdf/799/79915646005.pdf).
José Anicama nasceu na cidade de Lima em 4 de novembro, ele estudou psicologia na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, onde apresentou a primeira tese com abordagem científica experimental chamada: “traços básicos da personalidade da população de Lima: a padronização da personalidade de Hans Eysenck inventário”, em 1974, para a obtenção do grau académico de bacharel em psicologia. Sua tese de doutorado em Ciências com especialização em psicologia obteve em 1993, a Universidad Peruana Cayetano Heredia. E tem seus outros cursos de pós-graduação em sistemas de Universidade do estado da Flórida, design instrucional; na Universidade de Manitoba, na modificação de comportamento e, na Universidade do Alabama, em saúde pública internacional. A influência do seu trabalho tem se concentrado em três contextos: primeiro na década de setenta a oitenta, com a criação da escola de psicologia da Universidade Cayetano Heredia; Após seu mandato, na faculdade de psicologia da Universidade Nacional Federico Villareal, desde os primeiros anos da década de 1990, onde ele se tornou o reitor da Universidad Villarreal e de 2008 com a criação da escola de psicologia da Universidade Autônoma do Peru, onde trabalha atualmente, posicione o compartilhamento de atividades de ensino e pesquisa na Universidad Nacional Federico Villarreal.
http://www.joseanicama.com/
http://colegiodepsicologosarequipa.org/20111-7.%20Analisis%20y%20modificacion%20del%20comportamiento.pdf
http://www.rppsicometria.com.pe/articulos/vol1.resu.5.pdf
http://www.bvcooperacion.pe/biblioteca/bitstream/123456789/1735/1/BVCI0001188.pdf
Dra. Marithza Sandoval Escobar
É Coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia do Consumidor da Konrad Lorenz Fundación Universitaria. Especialista em Psicvologia do Consumidor pela mesma Instituição. Mestre em Psicologia com ênfazse em Análise do Comportamento pela Universidad Nacional de Colombia e doutoranda em Educación pela Universidad Pedagógica Nacional con énfasis en Pedagogía Urbana y Ambiental. Ha sido Directora de la Especialización desde el año 1995 y de la Maestría en Psicología del Consumidor de la Konrad Lorenz Fundación Universitaria desde el año 2008. También ha dirigido el grupo de investigación adscrito al programa desde sus inicios en 1993, clasificado en la categoría A1 en la convocatoria del 2013. Es Investigadora Asociada del grupo y dirige también la línea de Elección, Razonamiento y Decisión.
https://dialnet.unirioja.es/servlet/autor?codigo=1942994
Lic. Manuela O’Connell
Psicóloga clínica especializada ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) e Mindfulness. Peer Review ACT trainer. Membro da ACBS (Association for Contextual Behavioral Science) e de quatro comitês desta associação. Selecionada como apresentadora de workshops nos Congressos Mundiais da ACBS sobre a temática da ACT e Mindfulness. Docente convidada em distintas Universidades em Buenos Aires e nos cursos de pós-graduação em Terapias de Terceira Geração da Fundación Foro, CIPCO, da Sociedad de Mindfulness para la Salud, da INECO. Membro colaborador da Sociedad Mindfulness y Salud. Diretora de pós-graduação da Universidad de Favaloro sobre terapias de terceira geração. Psicoterapeuta individual, de casais e grupos em clínica particular, com ampla experiência clínica. Supervisora e coordenadora de cursos de capacitação para profissionais na integração de ACT e Mindfulness. Tem diversos artigos científicos na área clínica de psicoterapia.
http://www.cipco.com.ar/formacion/equipo-docente/licmanuela-oy39;connell_9
https://www.researchgate.net/publication/216704108_Estudio_de_mediadores_y_moderadores_en_la_investigacion_en_Psicoterapia
https://www.youtube.com/watch?v=Wv0rzF_nkZo
http://grupoact.com.ar/en-los-tiempos-que-corren/Palestra: El trabajo desde la perspectiva contextual y funcional, desde la teoría de los marcos relacionales (RFT) y desde la Terapia de Aceptación y Compromiso (ACT) con parejas.Mini-curso: A Terapia de Casais: Contribuições da Teoria das Molduras Relacionais (RFT) e por exercícios da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) (Manuela O’Connell e Roberta Kovac)
Adriana Fidalgo

Adriana Rossi

Aécio Borba Vasconcelos Neto

Alessandra Villas-Bôas

Alexandre Dittrich

Amilcar Rodrigues Fonseca Júnior

Ana Beatriz Chamati

Ana Carmen Oliveira

Ana Carolina Macchione

Ana Carolina Trousdell Franceschini

Ana Karina Leme Arantes

Ana Lucia Ivatiuk

André Miguel

Andrea Schmidt

Antônio Jayro da Fonseca Motta Fagundes

Angélica Capelari

Ariene Coelho

Bernardo Rodrigues

Bruna Colombo dos Santos

Bruno Angelo Strapasson

Bruno Costa

Cainã Gomes

Camila Muchon

Candido Pessoa

Carolina Kracker

Carlos Augusto de Medeiros

Carlos Eduardo Costa

Carlos Renato Xavier Cançado

Cassia Roberta da Cunha Thomaz

Cassia da Hora

César Rocha

Clarissa Pereira

Claudia Ballestero Gracindo

Cláudia Coimbra

Claudia Romano

Cristina Belotto

Cynthia Borges de Moura

Dan Josua

Denigés Maurel Régis Neto

Denise Vilas Boas

Denis Zamignani

Dhayana Veiga

Diana Laloni

Diana Ferroni Bast

Diego Zilio

Elenice Seixas Hanna

Elizeu Batista Borloti

Fabiana Guerrelhas

Fabio Leyser Gonçalves

Fabio Henrique Baia

Fátima Conte

Felipe Leite

Fernanda Bitondi

Fernando Cassas

Francisco Lotufo Neto

Gabriel Gomes de Luca

Giovana Del Prette

Gyslaine Baumgarth

Helder Lima Gusso

Helio Guilhardi

Iasmin Boueri

Igor da Rosa Finger

Ila Linares

Isaías Pessotti

Jan Luiz Leonardi

Joana Singer Vermes

João Cláudio Todorov

João Henrique de Almeida

João Ilo Coelho Barbosa

João Vicente de Sousa Marçal

Jonathan de Melo de Oliveira

Josiane Knaut

Julio de Rose

Kester Carrara

Laércia Abreu Vasconcelos

Leila Bagaiolo

Liane Dahás

Lidia Maria Marson Postalli

Lidia Natalia Dobrianskyj

Lidia Weber

Livia Rech de Castro

Luciana Verneque

Luana Flor Hamilton

 

Lúcia Williams

Ludmila Zatorre Dantas

Nassim Chamel Elias

Maly Delitti

Maira Baptistussi

Maria Ângela Gobbo

Maria Eliza Mazzilli Pereira

Maria Helena Leite Hunzkier

Maria Ester Rodrigues

Marcelo Benvenuti

Mateus Brasileiro

Mariéle Diniz Corteza

Miriam Marinotti

Natália Fonseca

Natalia M. Aggio

Nione Torres

Nicodemos Borges

Nora Cavaco (Portugal)

Olavo de Faria Galvão

Paola Almeida

Paula Inez Cunha Gomide

Paulo Roberto Abreu

Peter Endemann

Paulo Sérgio Teixeira do Prado

Paulo Soares Guerra

Priscila Derdyk

Raquel Aló

Regina Wielenska

Reginaldo Pedroso

Roberta Kovac

Roberto Banaco

Robson Cruz

Rodrigo Boavista

Ronaldo Rodrigues Teixeira Júnior

Saulo Velasco

Sonia Meyer

Sonia Maria Mello Neves

Tauane Gehm

Thais Porlan

Vera Otero

Veronica Haydu

Victor Mangabeira

Vinícius Dornelles

William Perez

Wilson Vieira Melo

Yara Ingberman